quinta-feira, 6 de setembro de 2012

OVULAÇÃO - IMAGENS

Olá pessoal.

Resolvi compartilhar com vocês estas imagens LINDAS tiradas durante uma videolaparoscopia.
Bem no exato momento em que a microcirurgia (era uma histerectomia parcial) foi feita a mulher (de 45 anos) estava ovulando, e o momento foi registrado pelo médico!

O médico era o ginecologista belga dr. Jacques Donnez, da Universidade Católica de Louvai.
Nas imagens, é possível ver o óvulo emergindo do folículo, um saco vermelho cheio de fluidos localizado nos ovários (área clara). Ao ser expelido, o óvulo vem envolvido em uma espécie de gelatina amarela contendo células. Ele então entra nas trompas de falópio e é levado até o útero.
Antes destas fotos se achava que a ovulação era como uma "explosão" que ocorria para liberar o óvulo, mas o dr. Donnez disse que esta que foi um processo lento e demorou pelo menos 15 minutos para liberar o óvulo.

É realmente uma das imagens mais lindas que eu ja vi e eu não fazia idéia que era assim que acontecia.

Vejam abaixo:

As setas brancas e a letra F mostram o ovário, o S é o folículo e a seta preta é o óvulo sendo liberado junto com a camada que o protege.

Seta mostrando o óvulo sendo liberado

Quase saindo...

Óvulo quase caindo e líquido do interior do folículo rompido solto na cavidade abdominal

Lindo demais não?
Olhem como o folículo é literalmente uma bolota que se rompe! Parece um machucado no ovário. Imaginem isso todos os meses acontecendo conosco meninas? Benditos ovários guerreiros! hehehe

O que acharam?
Grande abraço a todos!

terça-feira, 4 de setembro de 2012

A OBESIDADE E A INFERTILIDADE

O excesso de peso também desequilibra hormônios, como a testosterona e o estrógeno, e pode interferir com a capacidade de gerar filhos

Por Regina Célia Pereira | Ilustração Erika Onodera

“O aumento de peso interfere na produção e na atuação dos hormônios sexuais”, afirma o endocrinologista Marcello Bronstein, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Entre as mulheres obesas é mais comum ocorrer a síndrome dos ovários policísticos (SOP), mal que pode atrapalhar a ovulação e prejudicar a capacidade de ter filhos. Estima-se que a obesidade ocorra em 35% das pacientes com SOP. Além disso, a gordura em demasia leva à produção exagerada de um tipo de estrógeno pouco funcional e que é chamado pelos médicos de estrona, o que dificulta engravidar.




Os homens também sofrem alterações, conforme o ponteiro da balança sobe. Neles há diminuição nos níveis de testosterona, hormônio crucial para a fertilidade. Por outro lado, a ciência mostra que fazer as escolhas certas no menu é de grande valia para quem deseja deixar descendentes. Além de caprichar no consumo de frutas e hortaliças, cheias de compostos fenólicos, deve-se incluir na dieta o azeite e os peixes como o salmão, que fornece boas doses de ômega-3. Essa receita comprovadamente afasta o fantasma da infertilidade.



Esta foi a matéria que encontrei no site http://saude.abril.com.br/emagrece-brasil/obesidade-infertilidade.shtml
Um site muito bom aliás. Recomendo.

Já tive amigas que eram obesas (algumas nem obesas eram, mas tinham sobrepeso) e não ovulavam. Foi só começar a emagrecer que engravidaram.
E esta pesquisa mostra que a obesidade também interfere na fertilidade masculina.

Ou seja, todo mundo, bora se movimentar e começar a comer coisas mais saudáveis, não somente para emagrecer, mas também para suprir o organismo de nutrientes importantíssimos para o bom funcionamento dos órgãos e que vai nos ajudar a ter bebês mais rápido e mais saudáveis!

Um grande beijo a todos!