terça-feira, 4 de setembro de 2012

A OBESIDADE E A INFERTILIDADE

O excesso de peso também desequilibra hormônios, como a testosterona e o estrógeno, e pode interferir com a capacidade de gerar filhos

Por Regina Célia Pereira | Ilustração Erika Onodera

“O aumento de peso interfere na produção e na atuação dos hormônios sexuais”, afirma o endocrinologista Marcello Bronstein, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Entre as mulheres obesas é mais comum ocorrer a síndrome dos ovários policísticos (SOP), mal que pode atrapalhar a ovulação e prejudicar a capacidade de ter filhos. Estima-se que a obesidade ocorra em 35% das pacientes com SOP. Além disso, a gordura em demasia leva à produção exagerada de um tipo de estrógeno pouco funcional e que é chamado pelos médicos de estrona, o que dificulta engravidar.




Os homens também sofrem alterações, conforme o ponteiro da balança sobe. Neles há diminuição nos níveis de testosterona, hormônio crucial para a fertilidade. Por outro lado, a ciência mostra que fazer as escolhas certas no menu é de grande valia para quem deseja deixar descendentes. Além de caprichar no consumo de frutas e hortaliças, cheias de compostos fenólicos, deve-se incluir na dieta o azeite e os peixes como o salmão, que fornece boas doses de ômega-3. Essa receita comprovadamente afasta o fantasma da infertilidade.



Esta foi a matéria que encontrei no site http://saude.abril.com.br/emagrece-brasil/obesidade-infertilidade.shtml
Um site muito bom aliás. Recomendo.

Já tive amigas que eram obesas (algumas nem obesas eram, mas tinham sobrepeso) e não ovulavam. Foi só começar a emagrecer que engravidaram.
E esta pesquisa mostra que a obesidade também interfere na fertilidade masculina.

Ou seja, todo mundo, bora se movimentar e começar a comer coisas mais saudáveis, não somente para emagrecer, mas também para suprir o organismo de nutrientes importantíssimos para o bom funcionamento dos órgãos e que vai nos ajudar a ter bebês mais rápido e mais saudáveis!

Um grande beijo a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário