quarta-feira, 23 de maio de 2012

Feridas no Cólo do Útero - Um problema frequente

Frequentemente, as mulheres de vida sexual ativa se descobrem com feridinhas no cólo do útero, isso faz com que algumas perguntas como: "Como foi que eu peguei  essa ferida?; "por que tenho que fazer cauterização?",  "Isso dói?” sejam muito frequentes nos consultórios dos ginecologistas.

Neste tópico vamos tentar explicar um pouco melhor o que acontece em nosso corpo:
O colo do útero é basicamente, um canal situado no fundo da vagina. A parte externa do cólo, que fica em contato com o ambiente vaginal, chamado ectocérvice, é coberto por um epitélio espesso que tem várias camadas de céluas sendo portanto, mais resistentes às eventuais agressões próprias do local, como acidez, agentes infecciosos (vírus e bactérias) e traumas mecânicos causados pelo coito. A parte interna desse canal, que se prolonga até a cavidade uterina, é muito mais delicada, sendo revestida por um epitélio fino e delicado que possui uma única camada de células. Por mecanismos hormonais (estrogênios), inerentes ao organismo feminino, o revestimento interno do canal sensível e frágil – passa a se localizar na porção externa do colo (eversão), o que torna mais sucetível a sangramentos durante as relações sexuais, existem infecções de diversas etiologias (clamídia, HPV), além de que, uma vez inflamado, passa a produzir uma quantidade excessiva de muco, que se exterioriza sob a forma de um corrimento espesso pegajoso e amarelo (cervicite).

Em outras palavras, a feridinha é uma consequência da influência hormonal durante a idade fértil.
A natureza reconhece que o ambiente vaginal não é o adequado para aquele apitélio que saiu do canal cervical e ficou exposto aos agentes agressores. Diante disso, ela sabiamente promove a substituição daquele epitélio mais frágil por outro mais resistente, por meio de um processo que, entre médicos, é conhecido pelo nome de metapasia. Em outras palavras, se não fizermos nada, a Natureza se encarregará de “tratar” a ectopia. O processo, porém é muito lento e irregular, podendo levar anos se completar.

A Cauterização: 
Entre as razões pelas quais se cauteriza a ectopia, estão os desagrádaveis sintomas por ela causados
(sangramento de contato,corrimento), a maior resistência do novo epitélio em relação ás infecções (DSTs) e uma Menor vulnerabilidade – isso é discutível- em relação ao câncer do colo.
A cauterização,como o nome indica,é uma queimadura,de intesindade e profundidade controladas,que tem  por objetivo destruir – completamente, e em questão de segundos – o epitélio evertido,aproveitando a capacidade regeneradora da Natureza. Durante o processo de cicatrização,que dura de quatro a seis semanas, há uma completa substituição daquele tecido frágil por outro mais resistente.
A cauterização do colo é realizada no consultório – preferencialmente ,nos primeiros dias que se seguem ao término da menstruação – e não requer qualquer tipo de anestesia, pois é praticamente indolor, apesar de algumas pacientes queixarem-se de uma cólica leve durante o procedimento.
Durante o periodo de cicatrização, por motivos óbvios, a abstinência sexual deve ser total. Nesse intervalo, recomenda-se a aplicação de cremes vaginais para acelerar o processo de regeneração. Entre o sétimo e o décimo dia após o procedimento pode ocorrer ( não aobrigatoriamente) um pequeno sangramento que,se se intensificar merecerá uma inspeção por parte do médico assistente.
Como a influência hormonal sobre o colo é constante a idade fértil da mulher (incluse durante a gravidez), uma porção do canal pode ser exteriorizar, decorridos alguns anos da primeira cauterização. Nesse caso, uma segunda cauterização será necessária.



Colo com Ectópia



Colo normal


12 comentários:

  1. obrigada pela informação, adquiri mais conhecimento a respeito dos órgão genital feminino.

    ResponderExcluir
  2. fantasiaram bastante para minha esposa, obrigado por esta importante informação.

    ResponderExcluir
  3. ola meu nome andreia e fiz no ano de 2013 uma cauterizacao no utero , recentemente estou com as mesmas queixas que sentia antes de fazer , posso fazer outra cauterizacao novamente. sangro fora da epoca da mestruacao e quando tenho relacoes tenho sangramento. me ajude

    ResponderExcluir
  4. Podemos engravidar sem tratar dessa ferida?

    ResponderExcluir
  5. Se meu colo estiver inflamado como este ainda sim posso engravidar???

    ResponderExcluir
  6. Olá. Depois de tratar essa ferida fica mais fácil engravidar?

    ResponderExcluir
  7. queria saber se isso prejudica engravidar?

    ResponderExcluir
  8. muito bom, tenho alguma duvida se eu fazer alguma pergunta terei alguma resposta da vossa parte?

    ResponderExcluir
  9. Eu fiz a cicatrização,e faz 13 anos q estou casada e não consigo engravidar pode ser por causa da cicatrização q eu fiz ////

    ResponderExcluir
  10. Eu fiz a cicatrização,e faz 13 anos q estou casada e não consigo engravidar pode ser por causa da cicatrização q eu fiz ////

    ResponderExcluir
  11. Olá.. Em um preventivo descobri uma feridinha no colo do útero, e um corrimento branco. Tive relações com meu namorado no período fértil , será que posso engravidar ?

    ResponderExcluir
  12. tenho cervicite cronica,cauterizei uma vez e logo após o tratamento engravidei.Agora 10 anos depois estou com dificuldades para engravidar,estou com uma ferida no colo novamente.

    ResponderExcluir