domingo, 17 de junho de 2012

CONCEPÇÃO - POR DENTRO DO CORPO HUMANO

Quando um homem ejacula, ele deposita em média 250 milhões de espermatozoides, em teoria é o bastante para povoar a Inglaterra, a França, a Alemanha e maior parte da Espanha. Essa quantidade é necessária porque para um espermatozoide é incrivelmente difícil chegar até o óvulo.

O 1o. obstáculo vem imediatamente logo após o sexo: Se não for o momento certo os espermatozoides ficaram presos e morrerão. Isso acontece, porque a entrada do colo do útero passa a maior parte do mês bloqueada por muco. Para que os espermatozoides avancem, eles devem chegar quando a mulher estiver pronta para engravidar. A sincronia é fundamental, uma vez por mês o corpo da mulher oferece uma ajuda.
Hormônios amolecem o muco que bloqueiam o progresso do esperma,engenhosamente ele se transforma de barreira em escadaria química.

 Mesmo assim é um trabalho duro, para concluir a escalada o espermatozoide precisa ser forte e saudável. Os deformados, preguiçosos e mortos ficam para trás. Os homens produzem uma quantidade enorme de espermatozoides, mas muitos deles são imprestáveis. Mas por mais que o homem produza, apenas 1% dos espermatozoides passará da vagina para o próximo estágio: O Cérvix ou Colo do útero.


Os espermatozoides não pertencem ao corpo da mulher, e são tratados como invasores indesejados. O sistema imunológico feminino é acionado para mata-los. Ao entrarem no colo do útero, eles se encontram num labirinto sem saída, um local perfeito para uma "emboscada". Glóbulos brancos atacam os espermatozoides por todos os lados.
Quando os espermatozoides sobreviventes, alcançam o abrigo de uma tuba uterina, conhecida também como Trompa de Falópio, dos 250 milhões originais, podem ter restado apenas 20. Pode parecer estranho, mas na verdade é um processo de seleção muito eficiente. E claramente funciona, pois os seres humanos são excelentes procriadores.


Foi descoberto recentemente, um truque interessante que o organismo feminino usa: "As mulheres assumem o controle dos poucos espermatozoides que sobrevivem ao processo de seleção". Um a um, os espermatozoides são atraídos pelas paredes macias das tubas uterinas e adormecem. Eles estão vivos e seguros, mas em um sono profundo. Agora a mulher terá até 5 dias para fornecer um óvulo de seus ovários. É um sistema inteligente e precisar ser, pois ao contrário dos espermatozoides o suprimento de óvulos é limitado. 


A mulher já nasce com todos os óvulos que terá na vida. É uma ideia estranha, mas o óvulo que deu origem à você, surgiu dentro da sua avó. Porque o óvulo do qual você veio, foi formado dentro dos ovários da sua mãe, enquanto ela era apenas um embrião dentro da mãe dela. Quando sua mãe nasceu, ela já tinha todos os óvulos prontos, e um deles se tornou você.


O precioso óvulo que gerou você, passou décadas armazenado nos ovários de sua mãe. E então, quando chegou a sua vez, ele subiu à superfície e amadureceu. Assim que o óvulo está maduro, ele é liberado pelo ovário e gentilmente depositado na abertura de uma tuba uterina. Depois que o óvulo está pronto é hora de acordar os espermatozoides. Enviando um sinal químico poderoso, o óvulo guia o espermatozoide em sua direção.


Agora os espermatozoides enfrentam uma verdadeira corrida, eles chegaram longe, mas só pode haver um vencedor. Os competidores rompem a nuvem de células que cobrem o óvulo. Eles lutam para se enterrar, até que um deles finalmente atinge a camada macia no interior do óvulo.


É um momento crucial para o óvulo, se um segundo espermatozoide entrar, o óvulo não sobreviverá. Ele deve então se proteger rapidamente, sob a camada exterior, minúsculos grânulos explodem, tornando o óvulo impenetrável. É o início de uma nova vida, mas o caminho pela frente é longo e traiçoeiro.


Poucas horas após a fertilização, a célula no interior do óvulo se divide em duas células, quatro oito, dezesseis e assim por diante. Mas não é assim tão simples, a taxa de fracasso é de 70% nos seis primeiros dias, antes mesmo da mulher descobrir que está grávida.

A sua existência contra-diz todas as probabilidades deste perfeito sistema de reprodução humana.



Em outro post, irei detalhar, como o óvulo fecundado se fixa no útero, dando início à gravidez.
Um grande abraço a todos!
Cristal






Um comentário:

  1. Eita caminho difícil, não é a toa que sou tentante a tanto tempo! ÒTIMA MATÉRIA!
    Bjs
    Rose

    ResponderExcluir