sexta-feira, 15 de junho de 2012

Quando a consulta é um banho de água fria!!!


Acabo de sair do banho morninho do jeito que gosto, mas mesmo com a temperatura da água tão agradável , me lembrei do "banho de água gelada" que levei ante ontem. Era pra ter sido uma consulta esperançosa, afinal eu e meu marido o fomos a um Andrologista (especialista em infertilidade masculina) mas.....

Tudo começou com uma indicação na internet, isso mesmo! Sou como você que está lendo agora, fuxico tudo na net e tento absorver ao máximo as melhores informações possíveis...pois bem, peguei indicação de um Andrologista que era especialista em infertilidade masculina né, pensei: "Opa! Tudo que eu, ou melhor meu marido precisa!".Liguei e marquei para a última quarta (13/06). Boba eu fui....
OBS: Para facilitar, irei me referir ao especialista como "Dr. Jiló" (difícil de engolir...argh)

Moro no Rio, e o tal "especialista"ficava em Niterói (pra quem não conhece é bem longe, tipo uns 60km), mas qualquer "sacrifício" para ter o nosso baby é válido né. Acordamos as 6:30h da manhã e lá fomos nós, eu com a bolsa lotada de exames (espermogramas, ultra, eco, hemograma, urina...a parafernalha toda!).
Na pontualidade o Dr. Jiló foi tranquilo, mas no resto...só Jesus!!! Entramos e ele nos pergunta o que nos levou até la´, aí eu expliquei tudo desde o início e coloquei todo a minha coleção de exames sobre a mesa dele (sim! fui eu quem expliquei, meu marido mal abre a boca, ele diz que sou eu que sei conduzir...tadinho, depois dessa ele deve ter se arrependido..rs). 

Dr. Jiló levou meu marido para uma salinha ao lado para o exame físico, até aí tudo bem. Uns 2 min depois eles voltam, aí ele abrindo o 1o envelope de exames vira pra mim e diz:"Olha, preciso esclarecer umas coisa, primeiro...Um homem com 43 anos dificilmente irá engravidar a mulher"
Oi???? Como???? Ele bebeu???? Pára o mundo que eu quero descer!!!!!!!!
Quando eu ouvi isso fiquei louca: "Ué então quer dizer que todo homem que se torna pai após os 45 anos foi corno e não sabe? ".......Nossa, dr.Jiló não gostou, e ainda tentou argumentar que meu marido tem um espermograma compatível com o de um homem de sua idade, que a natureza não é burra, que quando um homem tem poucos espermatozoides é porque ele não deve mais se reproduzir, blá, blá, blá...

Me revoltei!!!! Bati boca com dr. Jiló, não gente, não pode!!! Como um médico que se diz "especialista" chega para uma casal que ele vê pela 1a vez, que não conhece sua história muito menos seus progressos e fala um absurdo desses? Detalhe: Os exames em cima da mesa e ele só tinha aberto o hemograma e um espermograma (levei 3).

Aí falei que meu marido tinha apenas 5 milhões de espermatozoides, que após as vitaminas ele pulou para 38 milhões, que nós só precisávamos aumentar a motilidade, mas que eu sabia que isso era devido a varicocele, foi aí que dr. Jiló disse um absurdo ainda maior:" Seu marido não tem varicocele minha senhora".
Eu me levantei da cadeira, arregalei meus olhos e falei: "Como o sr. pode dizer que meu marido não tem varicocele, se o sr. nem se deu ao trabalho de olhar a eco-doppler em cima da sua mesa?".
Dr. Jiló respondeu:"Não preciso ver exame nenhum, isso não precisa" examinei seu marido e ele não tem...
Eu: "Como assim não tem varicocele? deu moderada no exame"
Dr. Jiló: "Mas ela não é vista a olho nú, qualquer homem que fizer uma ultra vai dar varicocele"
Eu:"Então se não precisa de exame porque ele existe? Porque ele é pedido então?

Enfim, batemos boca, catei minha bolsa e arrastei meu marido para irmos embora. Dr. Jiló veio dizer que as vitaminas não funcionam, que devíamos jogar todas fora e partir para FIV, inclusive indicou a clínica de um amigo dele (no mínimo ele ganha uns 10% de comissão né). Eu saí de lá bufando, cuspindo marimbondo e dizendo que nunca mais voltaria lá. Agora vê se pode? você sai da sua casa cedo, enfrenta um super trânsito, gasta tempo e dinheiro pra no final ouvir isso?

Infelizmente cheguei a conclusão que INFERTILIDADE virou um comércio, onde algumas clínicas e "especialistas" vêem o casal como mais um número positivo em suas contas bancárias. Pra que tratar? Pra que medicar? Pra que descobrir a origem da infertilidade? vamos partir logo pra FIV, afinal minha casa de praia em Angra precisa de manutenção....absurdo total.
Concordo que em muitos casos, a FIV é a melhor ou talvez a única solução, mas acho que investigar é muito válido, pois se o casal não soube o motivo de sua infertilidade, toda vez que quiserem aumentar a família terão de passar por todo este processo novamente? Sem contar que os custos são altíssimos, e não se tem 100% de certeza que dará certo.

Bem, tentei escrever este texto de uma maneira mais leve, pois o que realmente aconteceu me chateou muito, mas não me abalei, pelo contrário. Hoje fui ao Uro "oficial" do meu marido e já estamos preparando todos os exames do pré-operatório, ele disse que meu marido tem muito a ganhar com a cirurgia, pois mesmo tendo apenas um testículo, o espermograma está quase normal, basta melhorarmos a motilidade.
Lembrando que ele sempre teve um espermograma péssimo (5 milhões).
Portanto gente, nunca desistam nem desanimem com tudo que vocês irão ouvir, pois um diploma na parede não é sinônimo de sucesso.

Um beijo a todos e Boa Sorte!!!
Cristal

Um comentário:

  1. Por um acaso é o Cassio Vilela??? Marquei consulta com ele, se for, nem vou!!!!!

    ResponderExcluir