sexta-feira, 15 de junho de 2012

Cuidado com os absorventes internos!

Apesar de muito confortáveis e seguros, absorventes internos também precisam ser utilizados com higiene e segurança.
Muita gente não sabe, mas existe uma doença muito séria, que pode até levar à morte, e que é iniciada com o mau uso do absorvente interno.
Então, vamos conhecê-la:



Síndrome do choque tóxico (STC)
É uma síndrome (conjunto de sintomas) que pode ocorrer em qualquer tipo de infecção causada por bactérias que produzem toxinas.

Tá, mas o que isso tem a ver com o absorvente interno?

Tudo!
Existe uma bactéria chamada Staphylococcus aureus, que normalmente vive na pele, nas mãos, sem causar nenhum transtorno ao ser humano saudável.
Acontece que quando esta bactéria é inserida junto com o absorvente para dentro da vagina, por mãos mal lavadas, ela começa a se multiplicar rapidamente, pois esta recebendo bastante "alimento", que é o sangue, rico em nutrientes para ela.
Ao se multiplicar e fazer a sua reprodução, esta bactéria produz uma toxina extremamente potente, que em poucas horas causa um monte de problemas.

Os sintomas da síndrome são:
Febre, calafrios, vômitos, diarreia, dores musculares e erupções cutâneas.
Estes sinais evoluem rapidamente (coisa de minutos mesmo) para queda grave da pressão arterial e culmina com o choque tóxico, que pode levar a morte se não houver rápido atendimento médico.

Normalmente você não associaria estes sintomas a um problema com o seu absorvente, muitas vezes nem os médicos que estão te atendendo, aí não o tira, e os sintomas vão se agravando rapidamente.

Para evitar este grave problema:
- Lave sempre muito bem as mãos antes de colocar o seu absorvente. Esta bactéria esta na sua mão, mesmo que ela esteja "aparentemente" limpa!
- Troque seu absorvente interno pelo menos a cada 4 horas, mesmo se o fluxo não for muito intenso. Assim, se a bactéria estiver ali, não vai dar tempo da sua população chegar a um nível onde as toxinas podem por em risco sua saúde.

Compartilhe esta informação com todas as mulheres que você conhece, pois esta informação pode salvar suas vidas.

Um comentário: