sábado, 16 de junho de 2012

ESPERMOGRAMA - COMO INTERPRETAR?

Seu marido fez este exame?
Está com o laudo em mãos e não sabe o que significa?
A consulta com o urologista ainda vai demorar?
Está tensa sem saber se o exame é bom ou ruim?
Calma, talvez possamos lhe ajudar a ficar um pouco mais tranquila...




O espermograma é o principal exame que um homem deve fazer, pode estar nele a resposta pela qual a gravidez ainda não aconteceu. Apesar de sua importância, muitos homens se recusam a fazê-lo, usam várias desculpas para fugir da "coleta no potinho". Aí muitas mulheres, por não poderem desatarraxar o pênis do marido e leva-lo ao laboratório, ficam sem saber o que fazer. Passam meses e até anos tentando engravidar, fazendo várias investigações e nada do positivo chegar.

O exame é relativamente simples se compararmos com vários outros que a mulher faz. Tudo começa com a abstinência sexual masculina, cada laboratório tem uma referência, mas o padrão são de 3 a 5 dias.
O homem comparece ao laboratório e em uma sala privada, faz a coleta do sêmen por masturbação após a devida higiene local (limpa-se o pênis com uma gaze e água). Alguns laboratórios dispõem de um "atrativo a parte", ou seja o famoso filme pornô, mas isso não é fundamental para que se consiga uma boa amostra do material. 

É muito importante ressaltar, que para um bom resultado o sêmen deve ser analisado imediatamente após a coleta, isso irá interferir diretamente na contagem de espermatozoides vivos e sua motilidade. Agora vamos entender um pouco o que significa cada informação que vem no laudo do exame ok. Assim, ficará mais fácil você saber se marido está ou não interferindo na demora do positivo.
OBS: Cada laboratório tem um valor de referência, mas vamos usar o padrão da OMS.

1) VOLUME DE SÊMEN - 2 a 5ml 
Isso é nada mais nada menos que a quantidade que foi ejaculada por seu marido, ou seja, o mínimo para que a análise seja feita sem complicações até o final é de pelo menos 2ml, se for menor que isso o exame poderá ficar incompleto. Mas não se assuste se seu marido tiver ejaculado menos, pode ter sido apenas "nervosismo", por isso é sempre muito importante repetir este exame pelo menos 30 dias depois. Caso a quantidade continue baixa, é necessário consultar o urologista.

2) AVALIAÇÃO DO PH - 7 a 8.0
Para entendermos o PH do sêmen, vamos primeiro entender o PH vaginal ok. A vagina é muito ácida, em torno de 3,5 a 4,0 (isso mesmo, quanto menor o valor maior a acidez). É graças a essa acidez que a mulher consegue se proteger de infecções vaginais, é um inteligente mecanismo de defesa feminino. Pois bem, o sêmen não é ácido, e para que os espermatozoides sobrevivam no ambiente hostil vaginal, eles precisam ter o PH maior, para neutralizar a acidez vaginal, impedindo assim, que os espermatozoides morram logo após a ejaculação.

3) COR - Branco Opaco / Cinza Claro
A cor serve para percepção de algum tipo de infecção seminal mais avançada, pois se houverem filamentos de sangue por exemplo, pode ser um sinal de inflamação, infecção, trauma, cisto entre outros fatores, e deve ser investigado pelo médico que acompanha o paciente.

4) VISCOSIDADE: Normal
A viscosidade é um item muito importante a ser observado no espermograma. Caso ela esteja alterada, pode comprometer a locomoção dos espermatozoides bem como, sua penetração pelo muco cervical feminino. Imagine que você sabe nadar muito bem, porém você é lançado na lama, no mangue, por mais que suas habilidades aquáticas sejam boas, você terá dificuldade de sair do local e se cansará muito mais. É exatamente isso que ocorre com os espermatozoides, quando a viscosidade está alterado, os bichinhos nadam, se esforçam mas não conseguem sair do lugar.

5) COAGULAÇÃO: 30 a 60 minutos
Para entendermos sobre a coagulação, devemos voltar no item 2 e relembrar que a vagina é muito ácida. Então, já que o organismo feminino se defende de infecções tendo um PH bem ácido, o líquido seminal se defende dessa acidez coagulando. Como isso funciona? O sêmen ao ser depositado na vagina, além de ter um PH maior para neutralizar a acidez, ele precisa coagular, assim ele mantém os espermatozoides vivinhos dentro do coágulo. Esse processo de neutralização leva em torno de 30 a 60min, por isso a coagulação não pode ser maior que este tempo, senão os espermatozoides serão mortos do mesmo jeito.

6) LIQUEFAÇÃO PRIMÁRIA: Ausente
Esta é a confirmação de que a coagulação foi feita com sucesso. Pois se logo de início o sêmen se liquefazer (derreter), é sinal de que os tão queridos espermatozoides estão em contato direto com a acidez vaginal, ou seja....vão morrer!

7) LIQUEFAÇÃO SECUNDÁRIA: Presente
Agora sim! Depois de uns 30 a 60min que o lindo coágulo, cheio de espermatozoides vivinhos se fez, está na hora de ir liquefazendo, ou seja, a acidez vaginal já foi neutralizada pelo PH do sêmen, então o caminho está liberado para os nossos guerreiros. O sêmen vai virando líquido aos poucos e liberando os nossos peixinhos, para penetrarem no muco cervical e chegarem ao colo do útero.

8) ESPERMATOZOIDES POR ML DE SÊMEN: = ou maior que 20 milhões por ml
É aqui que o problema de muita gente começa. A tão temida Oligozoospermia (baixa quantidade) é conhecida por muitos casais (inclusive eu já passei por isso). Um espermograma é considerado "normal", quando apresenta uma contagem de 20 milhões ou mais de espermatozoides por ml de sêmen ejaculado. Valores abaixo desse número são classificados como  Oligozoospermia, podendo variar de leve, moderada e severa. Se o seu marido tiver um valor inferior  não se desespere, procure imediatamente um bom urologista para investigar a causa. Já passei por isso e digo: Dependendo do motivo, tudo pode ser melhorado e muito.

9) ESPERMATOZOIDES NO TOTAL EJACULADO: =ou maior que 40 milhões 
É o mesmo que o ítem anterior, sendo que este valor é multiplicado pela quantidade de ml que foi ejaculado. Quanto maior a quantidade de sêmen, maior será o valor total. Mas claro, que para que o número seja satisfatório é necessário que tenha um quantidade razoável de espermatozoides por ml de sêmen.


10) AVALIAÇÃO DA MOTILIDADE: Rápidos (A) / Moderados (B) / Lentos (C) / Imóveis (D)
Este item é tão importante quanto a quantidade, pois ele avalia a capacidade de locomoção dos espermatozoides de chegarem até o óvulo. Ou seja, não adianta ter 100 milhões de espermatozoides se desses 90% forem imóveis, pois suas chances de gravidez serão as mesmas de quem tem apenas 10 milhões. O importante é que a soma de A+B seja igual ou superior a 40% no mínimo, e que os espermatozoides de classe D(imóveis) sejam o menor número possível.  É neste ponto que muitos homens, ao administrar vitaminas como meu marido por exemplo, conseguem uma significativa melhora em sua motilidade. Mas este será um assunto para outro post que irei escrever em breve ok. Me cobrem!!rsrs

11) FORMAS VIVAS: = ou maior que 70% 
Mais uma vez voltamos a questão de que nem sempre ter muito é ter o melhor. Como na motilidade, a vitalidade é essencial, pois somente os espermatozoides vivos podem fecundar (bem, isso é fato). Portanto, se no exame do seu marido, a maioria dos espermatozoides são mortos, não demore em procurar ajuda médica, pois pode ser desde uma pequena infecção até mesmo um anti-corpo. Isso mesmo, muitos homens produzem anti-corpos contra seus próprios espermatozoides, assim ao ejacular, a maior parte deles saem mortos. Existe um exame que identifica isso, chama-se MAR-TEST. Ele é feito junto com o espermograma, mas geralmente só as clínicas especializadas o fazem. Converse com o urologista se houver esta suspeita.

12) FORMAS NORMAIS: = ou maior que 30%
Essa é fácil né? do mesmo jeito que somente os espermatozoides vivos podem fecundar um óvulo, somente os espermatozoides normais também podem. Isso porque muitos podem ter alterações de cabeça, cauda, corpo, e desta forma não poderão transmitir com eficácia o DNA do pai para o futuro bebê. Portanto, se derem muitas alterações nas formas normais de seu marido....procure um urologista ok.


13) CONTAGEM DE LEUCÓCITOS: até 1000/mm3
O que isso significa?
Toda vez que temos algum tipo de infecção nosso corpo tenta combate-la. Com isso nosso sistema de defesa (Leucócitos) precisa se equipar para a guerra recrutando mais soldados. Se este número estiver alterado, significa que muitos "soldados" foram recrutados para combater um invasor: A infecção.
E no caso do espermograma, a infecção seminal influencia diretamente na contagem, motilidade e vitalidade dos nossos peixinhos queridos. Então já sabe né? Leucócitos aumentados = INFECÇÃO. Mas não se desespere, quando tratada de maneira correta (antibióticos) ela é controlada e tudo volta ao normal.

Existem outros itens que em alguns exames mais elaborados eles são descriminados, mas estes acima são os mais comuns nos laboratórios convencionais. TODO e qualquer exame deve ser avaliado por um médico especialista (urologista, andrologista, ginecologista,etc). Este post é apenas uma tentativa de ajudar a entender melhor o espermograma, mas não excluí uma avaliação médica ok. Cada caso é um caso, e somente o especialista poderá interpretar o laudo do exame de maneira mais precisa. Mas é claro, que se você já souber o básico, irá mais preparada para a consulta.

Meu marido já teve espermogramas desesperadores, com 5 milhões de espermatozoides no total, quase morri de tanto chorar, me desesperei e caí numa tristeza profunda. Mas com a orientação correta, administramos vitaminas e em apenas 2 meses de uso, ele pulou de 5 para 39 milhões. Isso porque meu marido tem só um testículo hein, imagine se tivesse dois??
Então eu posso dizer de boca cheia, calma! Um passo de cada vez e tudo pode ser resolvido.
Se quiser pode me escrever: cristalqueroengravidar@gmail.com

Um beijo a todos e até o próximo post!!
Obs: Nada que foi escrito neste texto, foi copiado de outra fonte. Toda a argumentação é de minha autoria.

8 comentários:

  1. Cristal,

    Otima matéria! Adorei!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito boa sua explicação ... de uma forma clara e me ajudou muito a segurar minha ansiedade até o dia da consulta da minha ginecologista. O do meu marido deu alteração no n° de sptz imóveis 71%, mas o que me deu uma clareada foi entender que os vivos estão na normalidade 79%
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    O espermagrama do meu marido está com viscosidade aumentada, mas a motilidade 1a hora está 81%. Mesmo assim isso pode atrapalhar? Deu tudo ok o resto, a contagem total deu 142 milhoes, vitalidade 81% vivos. Somente essa viscosidade aumentada me preocupa. E a cor está como amarela. Ele fez a quase 3 meses atrás, será melhor fazer outro ne? Será q a viscosidade terá melhorado sem tomar nada, só melhorando a alimentação?

    ResponderExcluir
  4. Cristal,
    Voce sabe como diminuir a viscosidade? Alguma vitamina para ser tomada? O único problema do esperma do meu marido foi a viscosidade aumentada e cor amarelo, o resto está muito bom! Agora, pode ser q tenha melhorado pois ele fez em agosto de 2012.

    ResponderExcluir
  5. Oi! Quero ajuda...
    Resultado do espermograma:
    Volume 14 milhões
    Vitalidade 54% vivos
    Motilidade Progressivos Rápidos 40%
    Lentos 7%
    Não direcionais 6%
    Imóveis 47%
    É possível uma gravidez natural?

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de saber se meus exames estão dentro do padrão ...
    VOLUME = 2,00 ML
    ASPECTO = HOMOGÊNIO
    ODOR = CARACTERÍSTICO
    PH = 8,0
    VIABILIDADE = 70%
    TEMPO DE LIQUEFAÇÃO SEC = 20 MIN
    NÚMERO DE ESPERMATOZÓIDE TOTAL = 106,400,000
    NÚMERO DE ESPERMATOZÓIDE/ML = 53,200,000
    LEUCÓCITOS = 160/ML
    HEMÁCIAS = 80/ML
    CELULAS EPITELIAIS = RARAS
    CONTAGEM MORFOLÓGICA
    normais = 62%
    Anormais = 38%
    Esperma Macrocefálico = 10%
    esperm com defeito de calda = 2%
    esperm Microcefálicos = 6%
    Outros Defeitos de Cabeça = 20%
    MOTILIDADE APÓS LIQUEFAÇÃO
    Grau III Formas Rápidas Direcionais = 50%
    Grau II Formas Lentas = 20%
    Grau I Imóveis = 30%
    ADAILTON
    Ano

    ResponderExcluir
  7. Muito bom!!! me ajudou e muito, Parabéns

    ResponderExcluir
  8. O espermograma do meu marido deu tudo dentro do referencial (normal), entretanto na:
    Vitalidade:
    formas vivas 30%
    Forma mortas 70%

    Motilidade:
    Motilidade progressiva rápido 30%
    Motilidade progressiva lenta 70%

    Sabe me dizer o que significa isso??? Será que tem baixa vitalidade?? O que fazer agora???

    ResponderExcluir