sábado, 16 de junho de 2012

ESPERMOGRAMA - COMO INTERPRETAR?

Seu marido fez este exame?
Está com o laudo em mãos e não sabe o que significa?
A consulta com o urologista ainda vai demorar?
Está tensa sem saber se o exame é bom ou ruim?
Calma, talvez possamos lhe ajudar a ficar um pouco mais tranquila...




O espermograma é o principal exame que um homem deve fazer, pode estar nele a resposta pela qual a gravidez ainda não aconteceu. Apesar de sua importância, muitos homens se recusam a fazê-lo, usam várias desculpas para fugir da "coleta no potinho". Aí muitas mulheres, por não poderem desatarraxar o pênis do marido e leva-lo ao laboratório, ficam sem saber o que fazer. Passam meses e até anos tentando engravidar, fazendo várias investigações e nada do positivo chegar.

O exame é relativamente simples se compararmos com vários outros que a mulher faz. Tudo começa com a abstinência sexual masculina, cada laboratório tem uma referência, mas o padrão são de 3 a 5 dias.
O homem comparece ao laboratório e em uma sala privada, faz a coleta do sêmen por masturbação após a devida higiene local (limpa-se o pênis com uma gaze e água). Alguns laboratórios dispõem de um "atrativo a parte", ou seja o famoso filme pornô, mas isso não é fundamental para que se consiga uma boa amostra do material. 

É muito importante ressaltar, que para um bom resultado o sêmen deve ser analisado imediatamente após a coleta, isso irá interferir diretamente na contagem de espermatozoides vivos e sua motilidade. Agora vamos entender um pouco o que significa cada informação que vem no laudo do exame ok. Assim, ficará mais fácil você saber se marido está ou não interferindo na demora do positivo.
OBS: Cada laboratório tem um valor de referência, mas vamos usar o padrão da OMS.

1) VOLUME DE SÊMEN - 2 a 5ml 
Isso é nada mais nada menos que a quantidade que foi ejaculada por seu marido, ou seja, o mínimo para que a análise seja feita sem complicações até o final é de pelo menos 2ml, se for menor que isso o exame poderá ficar incompleto. Mas não se assuste se seu marido tiver ejaculado menos, pode ter sido apenas "nervosismo", por isso é sempre muito importante repetir este exame pelo menos 30 dias depois. Caso a quantidade continue baixa, é necessário consultar o urologista.

2) AVALIAÇÃO DO PH - 7 a 8.0
Para entendermos o PH do sêmen, vamos primeiro entender o PH vaginal ok. A vagina é muito ácida, em torno de 3,5 a 4,0 (isso mesmo, quanto menor o valor maior a acidez). É graças a essa acidez que a mulher consegue se proteger de infecções vaginais, é um inteligente mecanismo de defesa feminino. Pois bem, o sêmen não é ácido, e para que os espermatozoides sobrevivam no ambiente hostil vaginal, eles precisam ter o PH maior, para neutralizar a acidez vaginal, impedindo assim, que os espermatozoides morram logo após a ejaculação.

3) COR - Branco Opaco / Cinza Claro
A cor serve para percepção de algum tipo de infecção seminal mais avançada, pois se houverem filamentos de sangue por exemplo, pode ser um sinal de inflamação, infecção, trauma, cisto entre outros fatores, e deve ser investigado pelo médico que acompanha o paciente.

4) VISCOSIDADE: Normal
A viscosidade é um item muito importante a ser observado no espermograma. Caso ela esteja alterada, pode comprometer a locomoção dos espermatozoides bem como, sua penetração pelo muco cervical feminino. Imagine que você sabe nadar muito bem, porém você é lançado na lama, no mangue, por mais que suas habilidades aquáticas sejam boas, você terá dificuldade de sair do local e se cansará muito mais. É exatamente isso que ocorre com os espermatozoides, quando a viscosidade está alterado, os bichinhos nadam, se esforçam mas não conseguem sair do lugar.

5) COAGULAÇÃO: 30 a 60 minutos
Para entendermos sobre a coagulação, devemos voltar no item 2 e relembrar que a vagina é muito ácida. Então, já que o organismo feminino se defende de infecções tendo um PH bem ácido, o líquido seminal se defende dessa acidez coagulando. Como isso funciona? O sêmen ao ser depositado na vagina, além de ter um PH maior para neutralizar a acidez, ele precisa coagular, assim ele mantém os espermatozoides vivinhos dentro do coágulo. Esse processo de neutralização leva em torno de 30 a 60min, por isso a coagulação não pode ser maior que este tempo, senão os espermatozoides serão mortos do mesmo jeito.

6) LIQUEFAÇÃO PRIMÁRIA: Ausente
Esta é a confirmação de que a coagulação foi feita com sucesso. Pois se logo de início o sêmen se liquefazer (derreter), é sinal de que os tão queridos espermatozoides estão em contato direto com a acidez vaginal, ou seja....vão morrer!

7) LIQUEFAÇÃO SECUNDÁRIA: Presente
Agora sim! Depois de uns 30 a 60min que o lindo coágulo, cheio de espermatozoides vivinhos se fez, está na hora de ir liquefazendo, ou seja, a acidez vaginal já foi neutralizada pelo PH do sêmen, então o caminho está liberado para os nossos guerreiros. O sêmen vai virando líquido aos poucos e liberando os nossos peixinhos, para penetrarem no muco cervical e chegarem ao colo do útero.

8) ESPERMATOZOIDES POR ML DE SÊMEN: = ou maior que 20 milhões por ml
É aqui que o problema de muita gente começa. A tão temida Oligozoospermia (baixa quantidade) é conhecida por muitos casais (inclusive eu já passei por isso). Um espermograma é considerado "normal", quando apresenta uma contagem de 20 milhões ou mais de espermatozoides por ml de sêmen ejaculado. Valores abaixo desse número são classificados como  Oligozoospermia, podendo variar de leve, moderada e severa. Se o seu marido tiver um valor inferior  não se desespere, procure imediatamente um bom urologista para investigar a causa. Já passei por isso e digo: Dependendo do motivo, tudo pode ser melhorado e muito.

9) ESPERMATOZOIDES NO TOTAL EJACULADO: =ou maior que 40 milhões 
É o mesmo que o ítem anterior, sendo que este valor é multiplicado pela quantidade de ml que foi ejaculado. Quanto maior a quantidade de sêmen, maior será o valor total. Mas claro, que para que o número seja satisfatório é necessário que tenha um quantidade razoável de espermatozoides por ml de sêmen.


10) AVALIAÇÃO DA MOTILIDADE: Rápidos (A) / Moderados (B) / Lentos (C) / Imóveis (D)
Este item é tão importante quanto a quantidade, pois ele avalia a capacidade de locomoção dos espermatozoides de chegarem até o óvulo. Ou seja, não adianta ter 100 milhões de espermatozoides se desses 90% forem imóveis, pois suas chances de gravidez serão as mesmas de quem tem apenas 10 milhões. O importante é que a soma de A+B seja igual ou superior a 40% no mínimo, e que os espermatozoides de classe D(imóveis) sejam o menor número possível.  É neste ponto que muitos homens, ao administrar vitaminas como meu marido por exemplo, conseguem uma significativa melhora em sua motilidade. Mas este será um assunto para outro post que irei escrever em breve ok. Me cobrem!!rsrs

11) FORMAS VIVAS: = ou maior que 70% 
Mais uma vez voltamos a questão de que nem sempre ter muito é ter o melhor. Como na motilidade, a vitalidade é essencial, pois somente os espermatozoides vivos podem fecundar (bem, isso é fato). Portanto, se no exame do seu marido, a maioria dos espermatozoides são mortos, não demore em procurar ajuda médica, pois pode ser desde uma pequena infecção até mesmo um anti-corpo. Isso mesmo, muitos homens produzem anti-corpos contra seus próprios espermatozoides, assim ao ejacular, a maior parte deles saem mortos. Existe um exame que identifica isso, chama-se MAR-TEST. Ele é feito junto com o espermograma, mas geralmente só as clínicas especializadas o fazem. Converse com o urologista se houver esta suspeita.

12) FORMAS NORMAIS: = ou maior que 30%
Essa é fácil né? do mesmo jeito que somente os espermatozoides vivos podem fecundar um óvulo, somente os espermatozoides normais também podem. Isso porque muitos podem ter alterações de cabeça, cauda, corpo, e desta forma não poderão transmitir com eficácia o DNA do pai para o futuro bebê. Portanto, se derem muitas alterações nas formas normais de seu marido....procure um urologista ok.


13) CONTAGEM DE LEUCÓCITOS: até 1000/mm3
O que isso significa?
Toda vez que temos algum tipo de infecção nosso corpo tenta combate-la. Com isso nosso sistema de defesa (Leucócitos) precisa se equipar para a guerra recrutando mais soldados. Se este número estiver alterado, significa que muitos "soldados" foram recrutados para combater um invasor: A infecção.
E no caso do espermograma, a infecção seminal influencia diretamente na contagem, motilidade e vitalidade dos nossos peixinhos queridos. Então já sabe né? Leucócitos aumentados = INFECÇÃO. Mas não se desespere, quando tratada de maneira correta (antibióticos) ela é controlada e tudo volta ao normal.

Existem outros itens que em alguns exames mais elaborados eles são descriminados, mas estes acima são os mais comuns nos laboratórios convencionais. TODO e qualquer exame deve ser avaliado por um médico especialista (urologista, andrologista, ginecologista,etc). Este post é apenas uma tentativa de ajudar a entender melhor o espermograma, mas não excluí uma avaliação médica ok. Cada caso é um caso, e somente o especialista poderá interpretar o laudo do exame de maneira mais precisa. Mas é claro, que se você já souber o básico, irá mais preparada para a consulta.

Meu marido já teve espermogramas desesperadores, com 5 milhões de espermatozoides no total, quase morri de tanto chorar, me desesperei e caí numa tristeza profunda. Mas com a orientação correta, administramos vitaminas e em apenas 2 meses de uso, ele pulou de 5 para 39 milhões. Isso porque meu marido tem só um testículo hein, imagine se tivesse dois??
Então eu posso dizer de boca cheia, calma! Um passo de cada vez e tudo pode ser resolvido.
Se quiser pode me escrever: cristalqueroengravidar@gmail.com

Um beijo a todos e até o próximo post!!
Obs: Nada que foi escrito neste texto, foi copiado de outra fonte. Toda a argumentação é de minha autoria.

43 comentários:

  1. Cristal,

    Otima matéria! Adorei!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito boa sua explicação ... de uma forma clara e me ajudou muito a segurar minha ansiedade até o dia da consulta da minha ginecologista. O do meu marido deu alteração no n° de sptz imóveis 71%, mas o que me deu uma clareada foi entender que os vivos estão na normalidade 79%
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    O espermagrama do meu marido está com viscosidade aumentada, mas a motilidade 1a hora está 81%. Mesmo assim isso pode atrapalhar? Deu tudo ok o resto, a contagem total deu 142 milhoes, vitalidade 81% vivos. Somente essa viscosidade aumentada me preocupa. E a cor está como amarela. Ele fez a quase 3 meses atrás, será melhor fazer outro ne? Será q a viscosidade terá melhorado sem tomar nada, só melhorando a alimentação?

    ResponderExcluir
  4. Cristal,
    Voce sabe como diminuir a viscosidade? Alguma vitamina para ser tomada? O único problema do esperma do meu marido foi a viscosidade aumentada e cor amarelo, o resto está muito bom! Agora, pode ser q tenha melhorado pois ele fez em agosto de 2012.

    ResponderExcluir
  5. Oi! Quero ajuda...
    Resultado do espermograma:
    Volume 14 milhões
    Vitalidade 54% vivos
    Motilidade Progressivos Rápidos 40%
    Lentos 7%
    Não direcionais 6%
    Imóveis 47%
    É possível uma gravidez natural?

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de saber se meus exames estão dentro do padrão ...
    VOLUME = 2,00 ML
    ASPECTO = HOMOGÊNIO
    ODOR = CARACTERÍSTICO
    PH = 8,0
    VIABILIDADE = 70%
    TEMPO DE LIQUEFAÇÃO SEC = 20 MIN
    NÚMERO DE ESPERMATOZÓIDE TOTAL = 106,400,000
    NÚMERO DE ESPERMATOZÓIDE/ML = 53,200,000
    LEUCÓCITOS = 160/ML
    HEMÁCIAS = 80/ML
    CELULAS EPITELIAIS = RARAS
    CONTAGEM MORFOLÓGICA
    normais = 62%
    Anormais = 38%
    Esperma Macrocefálico = 10%
    esperm com defeito de calda = 2%
    esperm Microcefálicos = 6%
    Outros Defeitos de Cabeça = 20%
    MOTILIDADE APÓS LIQUEFAÇÃO
    Grau III Formas Rápidas Direcionais = 50%
    Grau II Formas Lentas = 20%
    Grau I Imóveis = 30%
    ADAILTON
    Ano

    ResponderExcluir
  7. Muito bom!!! me ajudou e muito, Parabéns

    ResponderExcluir
  8. O espermograma do meu marido deu tudo dentro do referencial (normal), entretanto na:
    Vitalidade:
    formas vivas 30%
    Forma mortas 70%

    Motilidade:
    Motilidade progressiva rápido 30%
    Motilidade progressiva lenta 70%

    Sabe me dizer o que significa isso??? Será que tem baixa vitalidade?? O que fazer agora???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu marido fez exame de espermograma dentro de referencial (normal ) no entanto
      Motilidade:
      Motilidade progressiva Rápida e Lenta 18% (A+B)
      Motilidade não Progressiva(C) 51%
      Imóveis(D) 31%
      Vitalidade:(Quando A+B+C Inferior a 50%)
      Vivos 69%
      Morfologia:
      Normais 60%
      Anormais 40%
      Células Redondas 0 Milhões/ ml
      Sabe me dizer o que significa isso? Será que tem baixa motilidade ?? O que fazer agora???

      Excluir
    2. como faço para saber a resposta

      Excluir
  9. OI me ajudem por favor.
    a motilidade do espermograma do meu marido esta assim.
    motilidade- 20% movimento reto , progressivo, porem lento (2)
    80%movimento lento, as vezes circular sem direc(1).


    vitalidade- 58% 2 a 4 hora 70 a 60%moveis
    37% 4 a 7 hora 60 a 50% moveis

    contagem por ml- 19 milhoes de 60 a 120 milhoes por ml... por favor me ajudem

    ResponderExcluir
  10. por favor ajudem a interpretar esse exame nao entendi nada obrigada

    Cor................................................................ branco opalescente Branco opalescente
    Volume......................................................... 4,5 mL > ou igual 1,5 mL
    pH.................................................................. 8,0 > ou igual 7,2
    Liquefação................................................... 14 min < 60 minutos
    Viscosidade................................................. 1 cm 0 a 2 cm
    Abstinência.................................................. 7 dias 2 - 7 dias
    Coagulação................................................. presente Presente
    Concentração.............................................. 79,5 milhões/mL > ou igual a 15 milhões/mL
    Concentração Total..................................... 357,8 milhões > ou igual a 39 milhões
    Motilidade Total (PR+NP).......................... 70 % > ou igual a 40%
    Motilidade Progressiva (PR)..................... 58 % > ou igual a 32 %
    Motilidade Não Progressiva (NP)............. 12%
    Imóveis......................................................... 30 %
    Vitalidade..................................................... 79 % > ou igual a 58%
    Morfologia de Kruger.................................. 5% > ou igual a 4% Ovais
    Células Redondas....................................... 2,6 milhões/mL <5,0 milhões/mL
    Metodologia: Segundo O.M.S. 2010
    Kruger

    ResponderExcluir
  11. boa tarde, gostaria de saber se vc conhece algum especialista bom, urologista no rio de janeiro .
    obrigada

    ResponderExcluir
  12. olá ,poderia responder o resultado do espermograma do meu esposo se eu consigo engravidar naturalmente ou somente com fertilização ou inseminação. números de espermatozóides ml ......18.800.000ml numeros total de espermatozóides|amostra....112.800.000|amostra motibilidade....31% motibilidade total ......73% grau A.......1% [direcional rápido ] grau B............30%[direcional lento] grau C.....42%[móvel não direcional] grau D .........27% [imóvel] morfologia pelo critério escrito de kruger normais...................2% microcéfalos.............2% macrocéfalos .......0% piriformes.............0% tappering .........7% amorfos...............74% Bicéfalos................0% acéfalos...................2% globocitos......................0% p.interm.................8% cauda ................5% vitabilidade teste de eosina ...................73 % vivos e 27% mortos desde já agradeço e aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  13. OLA O ESPERMOGRAMA

    DO MEU NAMORADO DEU ESSE RESULTADO
    PODE ME AJUDAR ME EXPLICANDO SE ELE PODE TER FILHOS? MARIA
    Metodologia:
    Morfologia Estrita: Microscopia óptica
    Exame microscópico: Peroxidase/ Hemocitômetro

    RESULTADO VALORES DE REFERÊNCIA

    ASPECTO : habitual habitual
    pH : 8,1 > ou = a 7,2
    VISCOSIDADE : normal normal
    LIQUEFAÇÃO : < 60 minutos inferior à 60 minutos
    VOLUME EJACULADO : 6,0 mL > ou = a 1,5 mL
    CONC. ESPERMATOZOIDES : 26 milhões/mL > ou = a 15 milhões/mL
    ESPERMATOZOIDES VOL TOTAL: 156 milhões > ou = a 39 milhões/mL
    CELULAS GERMINATIVAS : < 1,0 milhão/mL inferior à 1 milhão/mL
    LEUCÓCITOS : < 1,0 milhão/mL inferior à 1 milhão/mL

    MOTILIDADE 1 hora após a coleta
    MOTILIDADE TOTAL : 65 % > ou = a 40%
    MOTILIDADE POR mL : 16,9 milhões
    A-RAPIDA PROGRESSIVA : 22 % > ou = a 32%
    B-PROGRESSIVA LENTA : 38 %
    C-NÃO PROGRESSIVA : 5 %
    D-IMÓVEL : 35 %

    MORFOLOGIA ESTRITA (Kruger) : 3 % > ou = a 4%

    AGUARDO RESPOSTA ANSIOSAMENTE OBRIGADA

    ResponderExcluir
  14. DEUS ABENÇOE TUA VIDA!

    ResponderExcluir
  15. me ajudem por favor no exame do meu marido:Cor .............: Branco opalesc.
    Reação pH .......: 7,5
    Odor ............: Típico
    Volume...........: 1,5 mL
    Viscosidade......: Normal
    Abst.sexual(dias): 5
    Coagulação.......: Completa
    Hora da coleta ..: 10:10
    Liquefação.......: Liquefação normal até 30 minutos após a ejaculação
    MOTILIDADE
    Espermatozóides rápidos :
    1 hora : 10 % movimento rápido, progressivo e direcionado.
    4 horas : 5 % movimento rápido, progressivo e direcionado.
    Espermatozóides lentos :
    1 hora : 40 % movimento lento, progressivo e direcionado.
    4 horas : 35 % movimento lento, progressivo e direcionado.
    Espermatozóides erráticos:
    1 hora : 25 % 4 horas : 20 %
    Espermatozóides imóveis :
    1 hora : 25 % 4 horas : 40 %
    VIABILIDADE :
    Espermatozóides viáveis: 10 %
    Numero de espermatózoides ejaculados por mL : 2,92 milhões/ mL
    Numero de espermatózoides ejaculados (Milhões no total) : 4,4
    MORFOLOGIA CONVENCIONAL:
    Espermatozóides normais: 69 Macrocéfalos...........: 1
    Angulação - cauda ....: 4 Flagelo enrolado ......: 6
    Cabeças afiladas ......: 1 Acéfalos .............: 1
    Angulação - pescoço....: 4 Flagelo duplo .........: 1
    Microcéfalos ..........: 1 Bicéfalos .............: 1
    Flagelo curto .........: 1 Flagelo ausente .......: 10
    *Total de contados: 100 %
    *Total de anômalos: 31 %

    ResponderExcluir
  16. Boa noite Cristal! A matéria ajudou muito a entender melhor, a respeito das vitaminas que seu esposo tomou, você poderia falar o nome? para que perguntemos ao médico sobre essa possibilidade. abraço

    ResponderExcluir
  17. Olá Cristal, gostei muito da matéria, muito esclarecedora. Porém, me interessei pelo falto das vitaminas que seu esposo tomou, você poderia passar o nome? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  18. ESPERMOGRAMA
    (Material: Esperma)
    (Método:
    Microscopia)
    Cor
    Branco Opalescente
    Branco Opalescente
    Odor
    Característico
    Característico
    Reação
    Alcalina pH 7,7
    Superior a 7,2
    Tempo de Liquefação
    Superior a 30
    min
    Inferior a 20 min
    Volume
    4,0
    mL
    Superior a 1,5 mL
    Viscosidade
    Aumentada
    Média
    Concentração de espermatozóides/mL
    10,0
    Milhões/mL
    Superior a 15,0 Milhões/mL
    Número de espematozóides/ejaculação
    40,00
    milhões
    Maior ou igual a 39,9 milhões
    Vitalidade 1ª hora
    48
    %
    Superior a 40 %
    MOTILIDADE:
    Grau A motilidade prog., rápida e linear
    23
    %
    Soma dos Graus (A+B) >= 32%
    Grau B motilidade prog., lenta, linear ou não
    17
    %
    Grau C motilidade não progressiva
    8
    %
    Grau D imóveis
    52
    %
    Inferior a 60 %
    Índice de Motilidade
    69 (III x 23)
    MORFOLOGIA SEGUNDO CRITÉRIO DA OMS:
    Ovais (normais)
    78
    %
    Acima de 30% com Morfologia normal
    Fusiformes
    0
    %
    Cabeça redonda
    4
    %
    Bicefálicos
    0
    %
    Macrocefálicos
    6
    %
    Microcefálicos
    10
    %
    Amorfos
    2
    %
    Morfologia estrita (critérios de Kruger)
    13
    %
    Maior ou igual a 4%
    OUTROS ELEMENTOS DO EXAME A FRESCO:
    Células
    Raras
    /campo
    Leucócitos
    1
    /campo
    Hemácias
    Raras
    /campo
    Presença de coágulos após 30 minutos.
    Vitalidade confirmada com método supra-vital eosina Y a 5%
    Fonte: Strict criteria (Kruger, T.F & Cols. Urology, 30:248, 1987

    ResponderExcluir
  19. Olá.
    O Espermograma do meu marido deu Leucócitos alterados 1,280 quando o normal é ate 1,000. E Formas Vivas AUSENTES, OU SEJA, Nenhum espermatozoide vivo. O que eu faço? Tomando Antibiótico vai resolver?

    ResponderExcluir
  20. oi do meu marido deu...

    volume:6.0 ml
    cor: branco acizentado
    aspecto: homogeneo
    Viscos: normal
    Odor: Sui-generis
    ph: alcalino ph 7.9
    tempo de dureção coagulação: inferior a 30 min
    liquefação 1: 9'
    liquefação 2: presente
    motilidade: foram observados frequentemente espermatozoides com bom movimentos direcional retilineo uniforme, raros espermatozoides com movimento circular e raros espermatozoides sem movimentos


    VIABILIDADE

    Formas vivas: 70%
    Mortas: 30%

    Morfologia

    ovoides normais: 96.0%
    megalospermas: 0.6%
    microespermas: 0.3%
    formas dublicadas: 0.9%
    periformes: 0.4%
    formas redondas: 0.8%
    grupo amorfo: 1.0%

    ResponderExcluir
  21. Olá, boa noite!!! 15 min. de liquefação e Viabilidade de 70% após 3 hrs/50% após 6 horas e 20% após 12 horas. No microscopico nada de bicefalos e zero de bicaudais, é um resultado RUIM?? Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  22. Oi meu espermograma apontou uma baixa no teratozoospermia mais a vitalidade e motilidade pH viscosidade estao bons só foi o teratozoospermia mesmo q deu um pouco baixo terei problemas para engravidar minha esposa... Brigado aguardo um retorno

    ResponderExcluir
  23. Oi meu teratozoospermia deu um pouco porem os outros foram bom
    Isso pode me impedir de ser pai

    ResponderExcluir
  24. Oi meu espermograma apontou uma baixa no teratozoospermia mais a vitalidade e motilidade pH viscosidade estao bons só foi o teratozoospermia mesmo q deu um pouco baixo terei problemas para engravidar minha esposa... Brigado aguardo um retorno

    ResponderExcluir
  25. boa noite o exame do meu marido deu os seguintes resultados..
    Volume:4,o
    Cor:Branco Opaco
    Odor.SUI GENIS
    Consistência(PH) 7,4
    Numeros do espermatozóides..16.ooo.ooo
    numero ejaculados 64.000.ooo
    leucócitos 11.000
    hemacia..o
    Vitalidade 56%

    Normais..90%
    Microcefálicos 3%
    Macrocefalico 2%
    Duplos 1%
    fusiforme 2%
    Imaturos 2%

    Vitalidade apos 3 horas 25%
    obs..Liquefação imcompleta apos 3 h

    ResponderExcluir
  26. o resultado do meu marido foi esse...
    Volume:3,0
    Viscosidade Normal
    Liquefação;total
    PH;8.o
    Numeros de espermatózoides 18.00milhoes
    Motilidade 45%
    formas normais;70%
    Leucocitos ausente
    hemácia ;ausente

    ResponderExcluir
  27. Ola queria muito saber se neu marido ta com algum problema serio ele fez o exame do espermograma mais nunca fomos a um urologista mais queria saber se ele ta com algum problema serio pq ja ta com 2 anos e antes desses 2 anos ja tive 2 abortos sempre no inicio da gestação não chega nem 6 semanas e ja perco meu bb por nada

    Cor..amarelado claro
    Aspecto..homogêneo
    Volume..1.0 ml
    Ph..7,5
    Liquefaçao..10 minutos
    Viscosidade..aumentada

    Motilidade
    Grau A..0% movimentos rapidos
    Grau B..16% movimentos lentos
    Grau C..23% movimentos sem progressao
    Grau D..61% imoveis

    Espermatozoides/ ml 30 milhoes
    Espermatozoides/ volume total 30 milhoes

    Vitalidade 70%

    Analise morfologica ovais..1%
    Amorfos..41%
    Macrocefalos..0%
    Microcefalos..19%
    Peça intermediaria..19%
    Gota citoplasmatica..0%
    Piriforme..15%
    Cauda..5%

    Por favou me responde o quanto antes pq estou desesperada quase entrando em depressão pq meu sonho e ser mamãe e quero saber se ele precisa fazer tratamento ja fiz vários exames e eu tou normal...obrigado agradeço desde de já....

    ResponderExcluir
  28. Queria saber se pode fazer filho? Volume 5,0 ml, aspecto homogenio, cor branco opaco, odor normal, viscosidade normal, tempo de coagulacao 12 minutos, tempo de liquefacao 45 minutos, ph inicial 8,0, ph final 8,0 , n°espermatozoides ml 14.400.000 , hemacias 1.000 , leucocitos, moveis direcinais 50% tempo abistinencia 5 dias, houve perda de material: nao.

    ResponderExcluir
  29. A do meu marido deu 100% de imotilidade, ele fez vasectomia ha 3 meses

    ResponderExcluir
  30. Parabéns viu.
    Eu agradeço vc por sua boa explicação
    Me ajudou bastante continue post. ...
    Excelente! !!

    ResponderExcluir
  31. Liquefação 20 min pode ser um problema para a esposa engravidar

    ResponderExcluir
  32. Parabéns sua explicação foi boa... bjo e até

    ResponderExcluir

  33. MACROSCOPIA
    Valores de Referência
    VOLUME
    2,2
    mL
    Maior ou Igual a 1,5 mL
    COR
    Branco Acinzentado




    pH
    8,1



    Maior ou Igual a 7,2
    ODOR
    Caracteristico



    Característico
    LIQUEFAÇÃO
    Completa




    FILÂNCIA
    Aumentada



    Nula : 0 cm
    Normal : Menor ou Igual a 2 cm
    Aumentada : Maior que 2 cm
    ASPECTO
    Homogêneo



    Homogêneo

    MICROSCOPIA
    AGLUTINAÇÃO
    0
    %
    Menor ou Igual a 10%
    CONCENTRAÇÃO DE ESPERMATOZÓIDES/mL
    325.000.000
    /mL
    Maior ou Igual a 15 milhões/mL
    CONCENTRAÇÃO DE ESPERMATOZÓIDES/EJC
    715.000.000
    /ejaculado
    Maior ou Igual a 39 milhões
    VITALIDADE
    86
    % vivos
    Maior ou Igual a 58% vivos
    TESTE HIPO-OSMÓTICO
    68
    %
    Maior ou Igual a 58%

    MOTILIDADE
    A (Movimentos rápidos e retilíneos)
    2

    %


    B (Movimentos ágeis, porém não retilíneos)
    75

    %


    C (Movimentos débeis, in situ)
    6

    %


    D (Imóveis)
    17

    %

    Maior que 32% (A+B)

    MORFOLOGIA ESTRITA DE KRUGER
    ESPERMATOZÓIDES NORMAIS
    13

    %

    Maior ou igual a 4%
    ESPERMATOZÓIDES ANORMAIS
    87

    %


    MACROCÉFALOS
    1

    %


    MICROCÉFALOS
    21

    %


    TAPERING EM FITA
    8

    %


    PIRIFORMES
    10

    %


    BICÉFALOS
    0

    %


    AMORFOS
    42

    %


    PIN HEAD
    0

    %


    ANOMALIA DE PEÇA INTERMEDIÁRIA
    2

    %


    COM RESTOS CITOPLASMÁTICOS
    0

    %


    ANOMALIA DE CAUDA
    3

    %

    Espermatozóides normais: >= a 4%

    CÉLULAS GERMINATIVAS IMATURAS E LEUCÓCITOS
    (Em 100 espermatozóides contados)
    ESPERMATOGÔNIAS
    0

    %

    Espermatogônias: 0%
    ESPERMATÓCITOS
    0

    %

    Espermatócitos: 0%
    ESPERMÁTIDES
    0

    %

    3 %
    LEUCÓCITOS
    0

    %


    Referência Bibliográfica:
    Laboratory Manual for the Examination and Processing of Human Semen, 5ª edição, OMS, 2010.

    Liberado por: Dra. Maria Luzia de Carvalho Ferreira - CRF: 472/MA


    CULTURA GERAL
    Material:
    Esperma
    Incubação:
    Aerobiose

    RESULTADO:
    Não houve crescimento de microrganismo.






    ResponderExcluir
  34. 3.500.000 contagem global
    1.900.000 leucócitos
    Estão alterados ??

    ResponderExcluir
  35. Boa noite gostaria de saber se tenho chance de engravidar com vitalidade de 50 vivos

    ResponderExcluir
  36. Boa noite gostaria de saber se tenho chance de engravidar com vitalidade de50por cento vivos

    ResponderExcluir
  37. Boa noite gostaria de saber se tenho chance de engravidar com vitalidade de 50 vivos

    ResponderExcluir
  38. Gostaria de fazer uma petgunta meu filho tem 6.000.000 espermatozóides qual a chance dele ser pai

    ResponderExcluir
  39. Meu marido fez vasectomia e estamos com o resultado de espermograma em mãos mas como VC MSM disse a consulta com o urologista vai demorar RS e gostaria de saber se a cirurgia dele realmente deu certo, No exame está escrito... Moderados espermatozóides imóveis... obg bjs

    ResponderExcluir
  40. Meu marido fez vasectomia e estamos com o resultado de espermograma em mãos mas como VC MSM disse a consulta com o urologista vai demorar RS e gostaria de saber se a cirurgia dele realmente deu certo, No exame está escrito... Moderados espermatozóides imóveis... obg bjs

    ResponderExcluir